quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estado do Rio de Janeiro - Contornando os limites do Estado - 2011

Local : Limites do Estado do Rio de Janeiro

Evento : 4 dias de viagem contornando os limites do Estado do Rio de Janeiro.

Data : 07 à 10/10/2011

Total de Kms percorridos : 1.863,8 km
Total de horas nas estradas : 42h30min
Gastos com gasolina: Um pouco mais de R$ 200,00
Gastos com hospedagem: R$ 95,00 (Somente eu)

1º dia - 07/10/11 - 12h de viagem

Hora de chegada : 15:00hs
Km percorridos no dia : 219,1 km

Cidades pelas quais passamos :

- Rio de Janeiro (Aeroporto até a Ponte Rio-Niterói)
- Niterói
- Maricá
- Saquarema
- Araruama
- Arraial do Cabo
- Cabo Frio
- Búzios
- Casimiro de Abreu (Barra de São João)
- Rio das Ostras
- Paraty
- Mangaratiba
- Itaguaí
- Rio de Janeiro (Todo o bairros do litoral, desde Santa Cruz até o Aterro do Flamengo)

No mapa abaixo estão destacadas todas as cidades pelas quais passamos.

Não conseguimos completar totalmente o contorno conforme o planejado e ficaram de fora as cidades de Carapebus, Quissamã, São Francisco de Itabapoana e Quatis, mas não levamos nenhum mapa nem GPS e tão pouco tínhamos horários pré-estabelecidos para chegarmos nas cidades, então consideramos a viagem como concluída e qualquer dia desses a gente pega estrada de novo só para conhecermos essas cidades que ficaram de fora do roteiro.
Estava combinado de não percorrermos estradas de chão, mas em dois trechos da viagem isso foi inevitável, primeiro em Itaocara e depois já em Paraty, em plena BR-101 Rodovia Rio-Santos, pois estava em obras.
O tempo também ajudou bastante e pegamos chuva apenas no final do 3º dia de viagem, mesmo assim pouca chuva, em alguns trechos de Rio Claro e Paraty.
As motos se comportaram muito bem e não tivemos qualquer imprevisto com relação a mecânica, tendo sido nossa única preocupação sempre reabastecer antes de entrar na reserva, e a cada 500 km aplicávamos Repsol Chain Lub na corrente.
Em tantos quilômetros de estrada seria impossível que não ter acontecimentos desagradáveis no trânsito, mas nada pior do que uma fechada ou uma freada inesperada, sem maiores consequências.

1º Dia de viagem

Dia 07/10/11 - 06:30hs

Ponto de partida da nossa aventura

Estacionamento do Aeroporto Santos Dumont - Centro/RJ

Praia de Icaraí - Niterói

Estação das Barcas - Charitas - Niterói

Estrada que leva à Fortaleza de Santa Cruz - Jurujuba - Niterói

Essa estrada só tem largura suficiente para que passe um veículo por vez, mas é a única pra entrada e saída da Fortaleza de Santa Cruz, então tanto no início da estrada como no fim existe um esquema de semáforos, com soldados do Exército, que com a ajuda de rádios comunicadores fazem a inversão do fluxo de veículos.
Por incrível que pareça não reparamos no semáforo e fomos abordados pelos militares que avisaram sobre o nosso  avanço de semáforo, pois naquele momento estava fechado para nós.

Os soldados da guarita no início da estrada haviam liberado nossa passagem para chegarmos só até a entrada da Fortaleza, pois ainda era muito cedo e a visitação à Fortaleza só começaria mais tarde, mas quando chegamos lá só tivemos tempo de tirar algumas fotos e fomos convidados a nos retirarmos do local, pois estava acontecendo uma formatura na qual não era permitida a presença de civis.

Praia de Piratininga - Niterói

Seguindo para Itaipú - Niterói, a fim de atravessarmos a estrada da Serra da Tiririca e sairmos na Praia do Recanto - Itaipuaçu - Maricá.

Subida da Estrada da Serra da Tiririca

Estradinha perigosa essa, muito íngreme e com uma curvinha especialmente sinistra, sendo necessário freio dianteiro, traseiro e motor rsrsrsrs

Praia do Recanto - Itaipuaçú - Maricá

Ao fundo a Pedra do Elefante

Rodovia RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), rumo ao centro de Maricá

Aqui aconteceu um fato que acabou atrapalhando nossa passagem pela orla de Maricá, Ponta Negra e Jaconé.
Logo depois dessa curva existe um radar de 80 km/h e quando diminui vi o Pallas pelo retrovisor, então passei pelo radar e acelerei, mas coisa de uns 10 Km depois diminui novamente e nada de ver o Pallas, e mesmo depois de 5 minutos nada, então voltei os 10 km na contra-mão, pelo acostamento, e não achei o Pallas, daí decidi seguir até um posto mais próximo do Centro de Maricá, onde o celular tocou e era o Pallas avisando que havia tomado uma fechada e no rolo acabamos desencontrando, sendo que ele já estava no Km 32 da RJ-106 e eu ainda no Km 22.
O problema era que estando no Km 32 o Pallas já havia passado das duas entradas da Cidade de Maricá, então quando encontrei com ele achamos melhor não voltarmos e continuarmos viagem dali mesmo, sem passar pelo litoral de Maricá.
Essa minha volta na contramão, no final da viagem resultou em uma diferença no odômetro da minha moto para a do Pallas em aproximadamente 20 km.

Portal da cidade de Maricá (1ª entrada da cidade)

Subida da Serra do Mato Grosso - Saquarema

Distrito de Sampaio Corrêa - Saquarema

Araruama

A partir daqui saímos da RJ-106 e seguimos sentido Praia Seca, a fim de alcançarmos a RJ-102 e continuarmos viagem pelo litoral até Arraial do Cabo.

Lagoa da Praia Seca - Araruama

Rio das Ostras

Praia da Costa Azul / Rio das Ostras

Macaé

Até Macaé havíamos feito muitas paradas, já estava no final da tarde e mais pra frente o tempo parecia bem nublado, então achamos por bem desistirmos de passar pelos municípios de Carapebus e Quissamã, seguindo direto para o Centro de Campos dos Goytacazes pela BR-101.

Ao anoitecer chegamos no Centro de Campos dos Goytacazes e como havíamos combinado de não continuar nas estradas durante à noite, então fomos procurar algum hotel ou pousada para dormirmos, mas a cidade de Campos, de todas as que passamos durante nossa viagem, foi a que mais decepcionou, tanto pela falta de informações nas placas, falta de opções de hotéis na entrada da cidade, trânsito com muito engarrafamento e falta de opções de points legais, isso tudo no centro da cidade.
Em nossa procura por hospedagem acabamos por nos afastar muito do centro e  indagando com moradores fomos informados que só no centro acharíamos hotéis, então voltamos e pedimos ajuda a um companheiro de moto, que na maior boa vontade nos guiou até o Hotel Verona, na Rua Barão de Amazonas, com aparência até que legalzinha, mas depois fomos descobrir que durante a noite aquela rua sofria uma certa transformação, só que já era tarde demais e não tínhamos outras opções kkkkkkkkkkkkkkk
Em Campos dos Goytacazes encerramos nosso primeiro dia de viagem, às 18:30hs, com 400,3 km percorridos em 12 horas de viagem.

Esse Outdoor talvez fosse um aviso...

2º dia de viagem

Dia 08/10/11 - 07:30hs

Saímos de Campos dos Goytacazes em direção à São João da Barra, a fim de conhecermos a Praia de Atafona.

Praia de Atafona - São João da Barra

Por reportagens sabíamos que as construções da orla de Atafona estavam sendo tomadas pelo mar e isso nos deixou ansiosos por conhecer a localidade.

Como São João da Barra é uma "ponta" a partir de Campos dos Goytacazes, então tivemos que voltar até Campos e decidimos por não seguir até São Francisco de Itabapoana, pois também é uma cidade com uma única estrada de entrada e saída, no que gastaríamos muito tempo.

E continuamos nossa viagem rumo ao Município de Cardoso Moreira

Nessa nossa aventura passamos por estradas maravilhosas, com curvas perfeitas e retas que pareciam infinitas.

Cardoso Moreira

Italva

Itaperuna

Em pleno dia de sábado e as estradas totalmente desertas, o que fazia nos sentirmos os donos das estradas.

Já haviamos deixado de passar por São Francisco de Itabapoana, mas não deixariamos de passar por Bom Jesus de Itabapoana, pois a partir dessa cidade é que começariamos nos limites com o Estado do Espírito Santo.

São José do Calçado / ES

Acabamos invadindo um pouquinho o Estado do Espírito Santo e passamos pelas cidades de São José do Calçado e Guaçuí.

Varre - Sai

Até o Município de Varre-Sai as estradas estavam excelentes, mas a partir daqui até Natividade e depois até Porciúncula as estradas estavam péssimas, inclusive pela primeira vez presenciamos um acidente em que um carro saiu da estrada em uma curva, caindo em um córrego, mas não paramos para ver.

Natividade

Porciúncula

De Porciúncula descemos novamente até Natividade e passamos por Itaperuna para chegarmos até Laje do Muriaé e de lá para Miracema.

Santo Antônio de Pádua

De Santo Antônio de Pádua seguimos para Aperibé, Itaocara e depois Cantagalo.

Em Itaocara pegamos o único trecho de estrada de terra em toda nossa viagem, mas foi curto.

Aqui já estavamos em Carmo e nossa próxima cidade seria Sapucaia, onde fariamos o pernoite.
A chegada em Sapucaia não teve fotos, mas assim que entramos na cidade achamos um placa indicando o Hotel Ki-Sono e como era na própria estrada na qual estavamos, decidimos ficar por ali mesmo, o que foi um ótima escolha, pois o Hotel tem um nível muito bom, deixando por desejar apenas no café da manhã que é servido na padaria em frente ao Hotel e por estar localizado em plena Rodovia Rio-Bahia, com carretas passando em frente ao Hotel o tempo todo.

Em Sapucaia encerramos nosso segundo dia de viagem, às 19:30 hs, com 596,9 km percorridos em 12 horas de viagem.

3º dia de viagem

Dia 09/10/11 - 06:50hs

Após o café da manhã saímos de Sapucaia procurando pela cidade de Comendador Levy Gasparian, mas não achavamos quem pudesse nos indicar o caminho a seguir, pois ninguém conhecia essa cidade, o que passamos a achar muito estranho, então seguimos para Três Rios, pois sabiamos que era a cidade mais próxima de Comendador Levy Gasparian.

Sapucaia

Após sairmos do Centro de Sapucaia tivemos a grata surpresa de descobrirmos que um grande trecho da BR-393 Rio-Bahia foi reconstruído.
Nessas próximas fotos reparem que em algumas aparece uma estrada mais abaixo, que era a antiga Rio-Bahia.

E lá vamos nós em busca da desconhecida Cidade de Comendador Levy Gasparian.

Enfim achamos uma placa indicando a Cidade de Comendador Levy Gasparian.

O interessante é que após a grande dificuldade de encontrarmos a cidade de Comendador Levy Gasparian, acabamos não passando dentro da cidade, mas sim por cima dela, pois a BR-040 passa em um viaduto por cima da cidade.

Valeu cada parada para pedir informações sobre Comendador Levy Gasparian, pois o visual daqui para frente é fantástico.
Incrível que em pleno Estado do Rio de Janeiro existam locais tão lindos e que ainda tenham potencial turístico tão pouco explorados.
Mesmo sendo apaixonado pelos visuais das estradas de litoral fiquei boquiaberto com a beleza do lugar.

Aqui podemos dizer que começou uma nova aventura, pois o visual e a estrada eram fantásticos. fora que você desbravar uma estrada e localidades que nem faz idéia de como sejam é algo fantástico.

Hidroelétrica de Mont Serrat em Comendador Levy Gasparian

Você passar bem rente a esse "morrão" é algo indiscritível, com vontade de fazer uma escalada no paredão imenso que me fez entortar o pescoço.

Mont Serrat - Comendador Levy Gasparian

Dizem que esse é o único Museu Rodoviáro do país.

Esse visual é simplesmente fantástico e apesar da bela foto, não tem como passar a emoção de estar pessoalmente nesse local tão lindo.
Em alguma ocasião futura pretendo fazer um passeio até esse local e adentrar um pouco mais no estado de Minas Gerais a partir da divisa com Comendador Levy Gasparian, mesmo sabendo que terei um grande trecho de estrada de chão a desbravar.

Após essas placas e atravessando a linha do trem já é o Município de Simão Pereira no Estado de Minas Gerais.

Por diversas vezes já estive de moto no Estado de Minas Gerais, mas dessa vez senti uma emoção incrível ao ver essa placa da divisa dos estados, a linha do trem, a estradinha excelente com sua bela mureta branca beirando o Rio Paraibuna e uma espécie de galpão bem antigo, que me fez retroagir em pensamentos à tudo aquilo que eu aprendi sobre a época do Brasil-Império.

Essa foto ficou marcada para mim, pois a construção abandonada é algo fantástico e para ficar sensacional só faltou termos acesso ao interior da construção, mas as portas estam fechada, sabe-se lá a quanto tempo...
Para completar a emoção só faltou passar uma Maria Fumaça.

Depois fui descobrir que essa é a famosa Estrada Real.
Agora imagina se esse casarão também tem 300 anos...
Quanta história não deve ter em cada pedacinho de suas paredes.
De todos os lugares em que já passei até hoje esse marcou demais.

Mas precisamos continuar viagem até Angra dos Reis e ainda falta muita estrada até lá, então o negócio é nos despedirmos da tão querida Minas Gerais e voltarmos ao nosso tão lindo Rio de Janeiro.

Praça de Mont Serrat

Agora é seguir rumo ao Município de Paraíba do Sul e depois Rio das Flores em uma estrada muito agradável.

Rio das Flores, assim como quase todos os locais em que parávamos, foi adesivada pelo Pallas com o escudo dos Audazes.

Saindo de Rio das Flores uma passadinha rápida por Valença para depois seguirmos para Barra do Piraí.

De Barra do Piraí seguimos para Volta Redonda, cidade na qual eu considero que é realizado o 2º melhor Encontro de Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro.

Eu desconhecia esse toboágua, mas a adrenalina em descer daquela altura já me fez guardar no bloco de anotações para uma aventura radical qualquer dia desses, apesar de que os valores da diária nos apartamentos desse Resort é coisa de marajá.
Acho que vou esperar completar 60 anos, assim vou usufruir dos meus direitos de 3ª idade e pedir desconto  kkkkkkkkkk

Single: R$ 336,00
Duplo: R$ 474,00
Triplo: R$ 665,00
Cama Extra: R$ 222,00
Crianças de 7 à 12 anos: R$ 111,00

Enfim saímos de Volta Redonda e entraríamos na Rodovia Presidente Dutra sentido Barra Mansa e depois Porto Real.

Resende chegando e depois Itatiaia, então o Pallas decidiu pagar pedágio para invadirmos o Estado de São Paulo e fomos quase até Queluz.

Esse fogaréu era nos morros que margeiam a Dutra, isso em SP e era só um pedacinho de tanto morro que queimava.
Mato e mais mato pegando fogo, uma coisa impressionante.

Aqui já haviamos pego um retorno para novamente ter o prazer de pagar mais um pedágio na Dutra e voltarmos ao RJ.

De volta à Barra Mansa pegaríamos a RJ-155, passando por Rio Claro, para sairmos na BR-101 em Angra dos Reis.

O visual dessas curvas eram muito show e não tinha como resistir a uma entrada um pouquinho mais radical.

A noite estava chegando e com ela as nuvens trazendo uns chuviscos, então era torcer para não pegarmos chuva até o nosso destino em Angra dos Reis.

Aqui uma parada na Serra D'Água e gostei muito do lugar, tanto que já combinei com o Pallas de voltarmos em breve.

Aqui já estavamos na BR-101 em Angra dos Reis e de primeira mão vai um aviso para aqueles que adoram acelerar no trecho de Angra até Paraty:
- A Rodovia está cheia de postes de ferro que com certeza receberão radares, então em muito breve teremos que prestar bastante atenção ao passarmos por aqui.

Angra dos Reis

Usina Nuclear Angra 1

Rumo à Paraty e teríamos uma surpresa.

Descobrimos que um grande trecho de estrada estava sendo refeito, então a BR-101 virou uma estrada de chão, ainda por cima, na volta estava meio enlameada  devido a chuva, com isso a moto sambava um pouco, sendo necessário ter muita cautela.

Por incrível que pareça essa é a BR-101 em Paraty

Finalmente chegamos em Paraty e agora seria retornarmos até Angra dos Reis para o nosso pernoite na casa do Pallas, mas antes fizemos uma boquinha em Paraty.

Essa foi a última foto desse 3º dia de viagem, pois começou a chover e guardamos a câmera digital.
Chegamos na casa do Pallas em Angra dos Reis às 18:49 hs, com 647,5 km percorridos em 12 horas de viagem.

4º Dia de Viagem

10/10/11 - 08:30hs

Já que esse era o último dia de viagem e o que tinha o trecho mais curto, então decidimos acordar um pouco mais tarde, mesmo porque estávamos contando de passarmos da Barra da Tijuca em diante após as 10:00hs para não enfrentarmos engarrafamentos.

Angra dos Reis

A ilha maior ao fundo é a Ilha Grande

De Angra dos Reis saímos para pegar a BR-101 rumo à Mangaratiba, onde pretendíamos entrar na cidade e procurar pela Rodovia RJ-014, que segue junto ao litoral.

Mangaratiba

Aqui já estávamos na RJ-014, ainda em Mangaratiba, só que pouco tempo depois ela novamente leva à BR-101 e só vamos conseguir voltar à essa rodovia em Muriqui, ainda um distrito de Mangaratiba.

Aqui novamente rodando pela BR-101, por sinal quase paramos para visitar o nosso amigo Gegê no condomínio do outro lado da linha do trem.

Aqui saímos da BR-101 para novamente seguir pelo litoral através da RJ-014 até Itacuruçá, outro distrito de Mangaratiba.

Itacuruçá

E lá vamos nós em direção à Itaguaí, última cidade antes de entrarmos na Cidade do Rio de Janeiro.

Santa Cruz é um bairro da Cidade do Rio de Janeiro e daqui pra frente será só o lindo litoral da Cidade Maravilhosa.

Pedra de Guaratiba

A obra do Corredor Viário Transoeste, já para as olimpíadas de 2016.

A Estrada Burle Marx tem uma serrinha sinistra que sai lá em Grumarí, mas vale a pena passar por ela, pois os visuais são lindos.

Praia de Grumarí

Ao fundo a Prainha

Praia do Pontal

Praia do Recreio dos Bandeirantes

Aqui já é a Barra da Tijuca, mas faltaram umas fotinhas da praia

Avenida Niemeyer

Estação do Bondinho do Pão de Açúcar

Praia de Botafogo

Aterro do Flamengo

Chegando ao Centro do Rio e ao Aeroporto, com isso o final de nossa aventura.

Final de nossa aventura e os odômetros de nossas motos apresentavam uma diferença de uns 20 km, resultado do nosso desencontro em Maricá, quando tive que retornar uns 10 km pelo acostamento, na contra-mão, procurando o Pallas, então não achei e voltei novamente os 10 km, resultando nessa diferença dos 20 km.

Nesse último dia de viagem rodamos 219,1 km e encerramos a viagem às 15:00 hs, com 6h30min de viagem.